<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, fevereiro 18

A "bola" está primeiro! A investigação e o desenvolvimento podem esperar!...  

Nascido em Cantanhede há 27 anos, Gonçalo Castelo-Branco é um jovem cientista português licenciado em Bioquímica pela Universidade de Coimbra que está há quatro anos e meio na Suécia a fazer um doutoramento em Bio-medicina.
Fundador da Crioestaminal, empresa de Coimbra que preserva as células estaminais de recém-nascidos que podem depois ser utilizadas no tratamento de diversas doenças, não só do recém-nascido, mas também dos seus familiares, Gonçalo Castelo-Branco foi estudar para a Suécia por falta de condições para prosseguir a investigação em Portugal.
O cientista considera que “o investimento em investigação na Suécia é, sem dúvida, um dos melhores, a nível da Europa” e que "o forte investimento por parte do Governo sueco [...] permite ter um bom nível de financiamento dos projectos e excelentes meios técnicos".
Em conclusão: nada disto acontece por acaso! É que, enquanto a Suécia é o primeiro país da Europa nas despesas em Investigação e Desenvolvimento, com 3,8% do PIB, Portugal queda-se pelo 25.º lugar, com apenas 0,6%! No nosso país a prioridade são os estádios de futebol! A investigação e o desenvolvimento podem esperar!...

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com Site Meter